Eu sou bom de boca: gosto de a ter fresca, lavada e saudável.

Uma boca limpa e sã começa sempre numa conveniente higiene oral.

Escrito desta maneira, este post corre o risco de parecer uma máxima de um fórum online de conselhos médico-farmacêuticos. Acontece que é uma máxima verdadeira.

Sem falar da miudagem e dos adolescentes, que tentam furtar-se aos rituais de higiene, já repararam na quantidade de adultos que se está a borrifar para a limpeza dos dentes e tudo o resto relacionado com isso? Quem quer estar cara a cara com o bafo de uma cárie? Ou de uns dentes a precisarem de cuidados intensivos?

Sendo assim, vamos lá falar dos serviços mínimos dos cuidados a ter com os dentes e a boca (são alguns anos de prática diária de lavar os dentes e passagens pelos dentistas, sem esquecer as recomendações dos pais, quando se é pequeno):

  • Ao levantar, depois das principais refeições e ao deitar, lavar os dentes;
  • Antes de última lavagem do dia, passar com fita dental entre os dentes (para retirar inconvenientes restos de comida);
  • Usar uma escova adequada (seja manual ou eléctrica), de preferência com pêlos/cerdas mais suaves, para não se riscar muito o esmalte ou magoar as gengivas;
  • Não é preciso pôr muita pasta de dentes; uma porção semelhante a uma ervilha é suficiente;
  • Finalmente, usar um elixir para completar a limpeza e dar um hálito super fresco.

Se julgam que eu fui pago pela Associação Nacional de Dentistas Portugueses, pela Braun Oral-B, pela Colgate ou até pelas pastas dentífricas Continente, bem que vos pode cair um dentinho ou outro com a tentativa de piadola jocosa. Fui “pago” apenas pela minha consciência (cof cof, que lindo), pelos votos de um bom hálito para todos e pelos desejos de uma deliciosas e frescas beijocas (dadas por alguém muito especial e que lava muitas vezes os dentes ao dia).

Posto isto, lavem os dentes, please!

One thought on “Eu sou bom de boca: gosto de a ter fresca, lavada e saudável.

  1. Pingback: Esquadrões de combate às cáries dentárias. - MARCA DE HOMEM

Leave a Reply