Há Sol e Pesca no Cais do Sodré.

Em Lisboa, o que comer num final de tarde meio farrusca de um Verão que tarda? Se for esse o caso, e se estiverem para os lados do Cais do Sodré, sós, mas de preferência acompanhados, que tal experimentarem uma antiga casa de acessórios de pesca?

Calma, não estou a dizer para comerem anzóis ou fios de nylon. Provavelmente iriam ter fortes dores de garganta e ardores no estômago nunca antes sentidos. O que eu estou a propor é algo tão simples como isto: vão ao Sol e Pesca e experimentem uma das muitas conservas que por lá há, prontas a serem pescadas para os pratos.

DSC_1529

Ainda se respira a atmosfera de uma loja de artigos de pesca.

A oferta é muita e variada. Para além disso também há outras entradas e até alguns pratos, mas a base anda toda à volta do pescado que se apresenta em latas. Ah, mas não pensem que são as marcas que se encontram na maioria dos supermercados. Nada disso! São marcas portuguesas que não conhecemos de lado nenhum mas que são um deleite de apetite. Apetece experimentar todas, ali mesmo ou então levar uma série de latas para casa.

As latas estão expostas nas montras com portas de vidro, bem ao jeito das antigas mercearias e drogarias portuguesas. E depois há a decoração com os objectos que se usavam (e usam) na pesca e outros acessórios afins. As mesas são baixinhas com bancos a condizer, no interior (nada de muito confortável, mas imaginem que estão num barco a navegar ondas). E no exterior, tipo convés a entrar na Rua Nova do Carvalho (a célebre rua cor-de-rosa do Cais do Sodré, há a simpática esplanada, na qual se vê melhor a fauna que por ali navega de um lado para o outro.

Pronto, agora que já foram arpoados com esta sugestão, não é preciso ter muita lata para ir ao Sol e Pesca. Aliás, não é preciso nenhuma porque encontram todas neste imperdível local de Lisboa.

Bom apetite!

E agora eis um vídeo da série No Reservations, de Anthony Bourdain, filmado em Lisboa e que passou pelo Sol e Pesca:

Short version in english:

In Lisbon, what to eat in a late afternoon of a failed summer? How about trying out an old fishing accessories house?

Calm down, I’m not saying to eat hooks or nylon wires from fishing nets. What I am proposing is something as simple as this: go to Sol e Pesca and try one of the many canned fish.

You can still breathe the atmosphere of a fishing shop.
The offer is varied. In addition there are also other entrances and even some dishes, but the base walks all around the fish that comes in cans. 

The cans are exposed in glass-fronted shop windows, much like the old Portuguese grocery stores and drugstores. And then there is the decoration with the objects that were used in fishing activities. Inside there are small tables with benches to match, inside. And on the outside there is the nice esplanade.

Go and enjoy Sol e Pesca!

Leave a Reply